Educar para não Punir
Introdução a Contabilidade O surgimento da Contabilidade remonta há muito tempo atrás., iniciando-se com controles rudimentares das atividades ao longo dos séculos, ate ser organizado e estruturado pelo Frei Lucca Paccioli, precursor das normas de escrituração, como a criação do “método das partidas dobradas, que consiste em uma regra básica: a cada debito corresponde a um ou mais credito ou vice-versa”, ou seja, cada valor investido na empresa tem uma origem. A Contabilidade é a ciência que tem como finalidade registrar, coletar, resumir informar e interpretar dados e fenômenos que afetam as situações patrimonial, financeira e econômica de qualquer entidade. É através desta que se evidenciam os aspectos qualitativo e quantitativo do patrimônio.
É uma ciência que estuda e registra cronologicamente constantemente todos os atos e fatos administrativos que ocorrem numa entidade, reduzindo-os a um padrão de medida para posterior estudo e analise da qual se evidenciara uma tendência. O seu campo de aplicação da é constituído por pessoas físicas ou jurídicas, que exerçam atividades econômicas para alcançar suas finalidades. A entidade é um complexo e obrigações, bens materiais e direitos, representando em valores suscetíveis de apreciação econômica, constituindo um patrimônio. Elas podem ser: Organizações sem fins lucrativos; Órgão público; Empresas.
Objeto da Contabilidade estuda, analisa e controla, registrando e informando, através das Demonstrações Contábeis, todas as ocorrências nele verificadas. A contabilidade tem o objetivo de assegurar o controle do patrimônio e fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Técnicas contábeis é o conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade pera registrar ou levantar fatos contábeis, exemplos:
I. Escrituração:
É