Modelo de Fichamento Bibliográfico
RESUMO
A grande causa do crescimento da violência, principalmente por parte ainda inimputável da sociedade se baseia na necessidade de acompanhar o grande movimento capitalista, a necessidade de ter. Assim, a forma criminosa e consequentemente mais fácil de “ter” é banalizada e vista como empreendimento. Não se resolve este problema dos menores infratores por não se ter a pena com sua função pedagógica e educativa. O que acontece nas sanções previstas aos menores ainda funciona como incentivo e “educação” para o crime.
ANOTAÇÕES
A pobreza não é fator criminógeno. IDH tem apontado melhoria na qualidade de vida dos brasileiros.
O crime vitima todas as classes sociais.
O crime hoje é visto como empreendimento coerente com os parâmetros capitalistas.
A pena também tem sua função pedagógica.
Educar para não punir.
Punir e educar.
FRASES (IDEIAS CENTRAIS DO AUTOR):
“Aponta o consumismo como um dos pilares desse problema” p. 1.
“A atividade criminosa passa a ser compensatória em face da baixíssima possibilidade de punição por parte do sistema de justiça criminal” p. 2.
“Se o sistema prisional brasileiro, de modo geral, já se apresenta como um caos, não se prestando para o atendimento de sua finalidade constitucional de punir e, ao mesmo tempo, reeducar, tem servido exclusivamente para embrutecer, gerar revolta, rebeliões, fugas coletivas, corrupção, gerenciamento de atividades criminosas intra e extra muros, como agregar a esse mesmo sistema, falido e destorcido, a demanda dos adolescentes infratores?” p. 3.
TEXTO PRÓPRIO DO ALUNO COM O USO DAS FRASES DO AUTOR PARA FUNDAMENTAR SUA TESE:
Acentua-se cada vez mais a necessidade de punir mais eficazmente os chamados adolescentes, ou seja, os menores de 18 anos que, possuem como qualquer adulto capacidade e crueldade para crimes bárbaros contra a