Quimica Orgânica 2
Falaremos em seguida de algumas reações orgânicas que ocorrem dentro dos seres vivos. Sendo uma delas a reação de quebra de carboidratos, para formação de monômeros menores e de cadeias glicosídicas, a partir de Hemicetais e Acetais. A formação das ligações peptídicas, pela hidrólise e condensação da água para formar proteínas. Assim podemos ver melhor como funciona o metabolismo dessas moléculas nas reações orgânicas.
Carboidratos
Os carboidratos podem ser classificados de acordo com o tamanho e, consequentemente de sua cadeia: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
Os Monossacarídeos constituem o grupo mais simples de carboidratos, sendo a maioria deles denominados açucares simples. Todos os monossacarídeos apresentam o grupamento carbonila (-C=O). Quando esse grupamento está na extremidade da cadeia caracteriza-se o grupo funcional aldeído e o açucar passa a ser denominado aldose. Se o grupamento carbonila estiver no meio da cadeia,caracterizando uma cetona, o açucar passa a ser denominado cetose.Assim, temos que a ribose e a glicose são exemplos de aldoses,enquanto a ribulose e a frutose são cetoses. Os monossacarídeos com 5 ou mais átomos de carbono ocorrem na forma cílica,quando em solução.
Existe uma reação importante em química orgânica que ocorre entre o grupo hidroxila (- OH) de alcoóis e o grupamento carbonila ( =O ) presente em aldeídos e cetonas.
Se observarmos a estrutura linear dos monossacarídeos, veremos que a molécula apresenta tanto grupamento OH quanto =O. Isso faz com que a hidroxila e a carbonila de uma mesma molécula interajam entre si, originando um anel. Assim temos que os monossacarídeos também podem apresentar-se como hemiacetais ( quando a estrutura originaria do anel for uma aldose) ou hemicetais ( quando o monossacarídeo de origem for uma Cetose).
Hemiacetais
A dissolução de aldeído ou cetona em um álcool provoca o lento estabelecimento deequilíbrio entre qualquer destes dois compostos e um novo