educao inclusiva
É neste ambiente da sala de aula, o lugar propício para alimentar o problema da exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
São estas inquietudes que estimulam a busca de respostas significativas, que atendam ao desenvolvimento físico, intelectual e afetivo do aluno. Ajudam a vê-lo melhor, como é aceito em sala de aula e como são efetivadas as políticas, na prática, além de facilitar aos alunos com necessidades especiais, o acesso às condições de igualdade e qualidade no contexto educacional. Sabe-se da existência das dificuldades relativas a atuação do professor que são indicativos de uma má formação, e de como esta má formação, no contexto da sala de aula, interfere e compromete a política inclusiva.
A intenção do objeto de estudo é o de analisar a prática educativa dos profissionais de educação, que atuam no ensino regular, com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais incluídos, e buscar suporte teórico para a compreensão da ação docente no cotidiano da sala de aula, possibilitando o aperfeiçoamento contínuo dos professores numa visão inclusiva.
Várias questões surgem relacionadas a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, tais como:
• Como estas crianças estão sendo incluídas?
• Como a escola reage diante da presença destas crianças? O que a escola tem feito paraadaptar a inclusão das mesmas?
• Como a equipe de professoras e equipe administrativa age e reage diante da inclusão?
• Como os alunos na sala de aula são incluídos dentro das atividades?
• Quais são