EDUCACAO
• 1. Educação como processo sociocultural Simone Helen Drumond http://simonehelendrumond.ning.com A educação é considerada um processo de socialização, visto que, os indivíduos são instruídos ativa e passivamente – por conhecimentos adquiridos no seio familiar ou por apreensão nas instituições escolares – a participar dos sistemas sociais.
• 2. O comportamento humano é mutável conforme as variações culturais de cada sociedade, ele é ao mesmo tempo sujeito ativo e passivo, suscetível ao meio em que vive.
• 3. O homem é um ser sociocultural, visto ser o único capaz de construir e transmitir um acumulado de informações através da junção do código genético e da herança cultural aos seus descendentes, possibilitando-os aprimorar e diversificar tais conhecimentos adequando ao seu tempo e realidade.
• 4. O indivíduo que busca conhecimentos através da educação seja formal ou informal, tem maior facilidade para interagir socialmente, conquistando o sucesso, nos mais diversos papéis sociais.
• 5. Complexidade comportamental de algumas espécies animais como cupins, abelhas, joão-de-barro e castores na construção de suas moradias; o ser humano vai além porque é o único “... capaz de gerar uma cultura e de transmiti-la às gerações posteriores”, pois tem “... um maior grau de abertura para a aprendizagem”. A “... complexidade do sistema nervoso” do individuo permiti a ele desenvolver habilidades e capacidades de organização e aperfeiçoamento “... de que ele necessita ou deseja para o seu bem- estar pessoal”.
• 6. O autor ainda salienta que o desenvolvimento e o comportamento da espécie humana “... são mais abertos às aprendizagens”, do que os de outras espécies animais.
• 7. Dependendo do meio, se for favorável a descobertas e resoluções de problemas a criança se desenvolverá com uma predominância psíquica e racional que propiciará a ser um adulto crítico, autônomo e criativo, mas se esse