TRABALHO ANALISES DAS DEMONSTRAÇOES FINANCEIRAS
Professor:
Cachoeirinha
2014
1 INTRODUÇÃO
Conforme Dalbello (1999) ocorreram muitas mudanças no mundo empresarial com o advento da globalização, havendo o surgimento de diversas metodologias, recursos e meios que transcendem as fronteiras do Brasil. Desse modo é necessário que as organizações simplifiquem e padronizem suas demonstrações financeiras, para que ocorra um melhor entendimento das mesmas para uma administração mais eficaz.
Uma das mudanças no mundo dos negócios diz respeito à monitoração constante pelas organizações dos seus recursos, pois somente desta forma é possível enfrentar desafios como concorrência, competitividade, alta produtividade, entre outros. Neste contexto, Sanvicente (1997) comenta que a gestão financeira deve prestar uma assessoria às organizações estabelecendo recursos monetários imprescindíveis para que a empresa atinja seus objetivos.
Em função disso, o gestor financeiro possui importante papel organizacional. Ou seja, o gestor financeiro precisa utiliza-se de mecanismos eficientes para administrar as finanças da empresa, sendo que os indicadores de análise financeira são ferramentas essenciais para que o gestor monitore o andamento financeiro da organização. Além de espelhar a realidade financeira da companhia, os indicadores podem auxiliar para que o gestor financeiro apontem tendências ao cenário.
Diante disso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar os principais índices e indicadores financeiros, apresentando uma análise de um Balanço Patrimonial, demonstrando a aplicação dos indicadores com suas respectivas análises.
2 REFERÊNCIAL TEÓRICO
2.1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Enviei Arquivo 1 em anexo..
2.2 ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL
Enviei arquivo 2 anexo para se basear.
2.3 INDICADOR DE LIQUIDEZ
De acordo com Gitman (1999), administração financeira é uma atividade essencial em uma empresa, pois todas as organizações obter receitas para