Educacao de criancas e adolescentes para o transito
Para início de estudo
Caro estudante, esta unidade tem o objetivo de estudar a educação para o trânsito na base, ou seja, a realizada com crianças e adolescentes e sua importância para se tornarem bons condutores.
Iniciaremos essa unidade analisando os motivos que justificam a educação de crianças e adolescentes para o trânsito, entre eles as estatísticas que demonstram que os membros dessas faixas etárias têm sido vítimas frequentes da violência viária e o fato de as crianças terem maior facilidade de interiorizar conhecimentos que os adultos.
Na sequência, identificaremos os principais responsáveis pela educação de crianças para o trânsito como família, mídia e escola, bem como analisaremos métodos e atividades educativas destinadas a essa faixa etária.
Enfatizaremos, ainda, os conteúdos relacionados às regras de segurança e de boas condutas, que são importantes para o trabalho de educação para o trânsito com crianças e adolescentes.
Para finalizar, vamos refletir e sugerir atividades que envolvem métodos e técnicas de educação de trânsito para crianças e adolescentes. Boa aprendizagem!
Seção 1 - Por que educar crianças e adolescentes para o trânsito? O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura direitos iguais sem distinção ou discriminação. Nos artigos 7º, 15, 16, 17 e 18 está especificado que as crianças e os adolescentes brasileiros têm direito à vida, ao respeito, à dignidade, à saúde, de ir, vir e estar com segurança em locais públicos (BRASIL, 1990). Porém, o que se observa na maioria das vezes é que muitos vivem em
96
Educação para o Trânsito
condições precárias, com vários direitos negados, até mesmo os direitos básicos para sobrevivência como a segurança ao transitar.
Cabe ressaltar que as leis de trânsito, perante os documentos oficiais, amparam toda a sociedade brasileira sem limite de idade. No entanto, observamos que as crianças e os adolescentes do Brasil têm sido vítimas frequentes da violência