Serviço social
Porto Acre/2012
1 . APRESENTAÇÃO
O que é o projeto?
O projeto se evidencia em um tema transdisciplinar que será trabalhado com palestras/debates nas escolas de ensino médio que estão localizadas no Município de Porto Acre/Humaitá/Vila do V/Vila do Incra que serão realizadas pela Polícia Militar, nossa meta é envolver alunos, pais e a comunidade escolar no trabalho preventivo sobre o trânsito urbano e educação de trânsito.
A dedicação com a formação e construção da cidadania de nossos alunos/adolescentes pede justificavelmente debates educacionais voltados para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e o trânsito. Nessa perspectiva é que foi incorporada como Temas Transversais as questões do Trânsito.
Desde a implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, que dedicou o capitulo VI à questão da Educação para o Trânsito em seu Art. 74. Vem com o seguinte texto “A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito e § 2º Os órgãos ou entidades executivos de trânsito deverão promover, dentro de sua estrutura organizacional ou mediante convênio, o funcionamento de Escolas Públicas de Trânsito, nos moldes e padrões estabelecidos pelo CONTRAN”.
Devido ao aumento significativo da frota de veículos nos últimos anos, a sociedade exige do poder público uma tomada de atitude para melhorar a relação de convivência de quem utiliza as vias públicas para se locomover.
Ao se estabelecer a vida gregária é preciso necessariamente oferecer meios para que as mesmas regras sejam cumpridas de maneira eficaz. Nas cidades é preciso que o trânsito represente uma alternativa eficaz para se locomover e não um enorme dilema para a vida das pessoas. Conscientizar significar começar desde cedo a incutir na cabeça das crianças as regras estabelecidas