Serra da cantareira
5.1 Parque Estadual da Serra da Cantareira
O Parque Estadual da Serra da Cantareira que faz parte da zona Norte do estado de São Paulo, foi tombado pela UNESCO em 1994 e é reconhecida internacionalmente, desde então é uma unidade de conservação ambiental, pelos ecossistemas ali presentes. Esta 10 km do centro da capital paulista com área equivalente a 8 mil campos de futebol de Mata Atlântica.
O parque é dividido em núcleos, um bem conhecido é o núcleo da Pedra Grande, que foi o primeiro a ser aberto ao público em 1989, o núcleo é constituído pro algumas trilhas. Como a trilha da Bica que é constituída de 1,5 km, tem este nome porque na sua maior parte é possível ver pequenas bicas de água. A trilha o Bugio com 600 m de extensão, este nome vem em homenagem aos macacos Bugios que são possíveis ver ao longo da trilha.
Outro núcleo é o Engordador, que recebeu este nome por no final do século XVII ser uma fazendo e nesta região era feito a “engorda” do gado, por isso o nome, mas esta região não só foi utilizada com engorda para o gado, também recebeu bombas de água para levar água às fazendas de café da região.
5.2 Bioma Mata Atlântica
É uma região montanhosa com vales, lagos artificiais, rios e riachos que contribuem com o abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo. Possui uma extensão de 25 km e faz parte do cinturão verde de São Paulo junto com a Serras do Mar, de Paranapiacaba e da Mantiqueira.
Uma floresta urbana, ou seja, se situa próximo da zona urbana, possui grande variedade em sua flora e fauna. Sua flora que é constituída por diversas plantas como a jacarandá-paulista, cedro rosa, ipê, braúna, figueira, samambaias, lianas bromélias, helicônias. Todas estas e muitas outras podem ser observadas por todo o caminha da trilha. Mas sua fauna não fica muito atrás, que conta com os macacos bugios e pregos, quatis, veado-mateiro, bicho-preguiça que às vezes fazem suas aparições ao longo das trilhas, o parque