Trabalho Automação na Construção Civil
Professora: Paulo Araujo
Aluno: Thiago A F Ferreira Eduardo Almeida Hevlin Magno
Turma: NR02
Mercado de Trabalho e o Kiko?
Automação na Construção Civil
A tecnologia no mundo vem avançando em todos os setores do mercado a passos gigantescos, e em poucos anos foram desenvolvidos produtos e serviços que não existiam nem nos mais ousados filmes de ficção. Mas e no mercado de construção?
Ao olho destreinado, é fácil dizer que a tecnologia de construção, o tijolo sobre argamassa, o ferro e o vidro, é praticamente a mesma há séculos. Mas o que o futuro traz para os avanços na Construção Civil?
Automação
O conceito de automação é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. É a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas para diminuir o uso de mão de obra em qualquer processo. A automação diminui custos, aumenta a velocidade da obtenção das informações.
Também pode ser definida como um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas sobre um processo com o objetivo de torna-lo mais eficiente através da maximização da produção com o menor consumo de energia, menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, tanto humana e material quanto das informações inerentes ao processo.
Com isso a primeira coisa no horizonte da Construção Civil é a automação, que embora já seja uma realidade, será cada vez mais incorporada em todos os cantos da construção.
Hoje já temos, por exemplo, sistemas de iluminação automática, mas trata-se de uma tecnologia ainda simples, baseada em sensores de presença que raramente funcionam perfeitamente: a automação está apenas engatinhando.
O que podemos vislumbrar nesse quesito, com cada vez mais dispositivos conectados na rede, são edifícios inteiros conectados à web. Isso significa projetar e construir edificações que reagem a informações