Adolecentes no transito
Comportamento dos Adolescentes no Trânsito
Quando começamos falar de comporta mento dos adolescentes no transito surgem algumas perguntas como, Por que a Lei Seca não se revelou eficiente para a educação dos adolescentes? Por que a maioria dos adolescentes costuma pegar carona com quem bebeu? Quais são as justificativas para o não uso do cinto de segurança no banco traseiro? Por que não a refossos nas escolas?
Algumas vezes eles tomam essa atitude por falta de opção, os pais não podem ou não querem ir buscá-los e também com a pouca idade e a escassez e emprego eles pensão na hora de pega um taxi. Outro motivo é a inversão de valores, os adolescentes aprovam a lei seca, mas não tem obediência, o mais importante é a opinião dos amigos sobre suas atitudes, pois o medo de serem excluídos do grupo, faz com que líder contar que usar cinto de segurança é “careta” pesar mais no grau de importância. Falta a muitos adolescentes descobrir o verdadeiro sentido da vida, o que é a verdadeira amizade. Após terem esses valores interiorizados, precisam também de coragem para praticá-los.
Ao entrar em vigor, a Lei Seca veio sendo bastante comentada e incentivada pelos meios de comunicação, demonstrou sua efetividade na redução da violência no trânsito. No entanto a força das campanhas foi diminuindo, houve falta de compromisso na fiscalização, aí surgiu a impunidade, e a Lei Seca foi perdendo credibilidade. Para um resultado eficaz, mesmo que em longo prazo, é preciso muito mais do que campanhas pontuais, temos fazer propagandas melhores que as de cerveja e com continuidade. É preciso pensar em todos os públicos, para os adolescentes o foco da campanha deve ser o carona.
As justificativas são várias, mas a principal é a falta de costume, a falta de cobrança por parte dos autores da lei também justifica o não uso do cinto de segurança. Outro fator determinante é o desconhecimento da utilidade do cinto no banco traseiro, onde muitos caronas se iludem