Alexandria
CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO.
MARCIA KREIBIN
ARQUITETURA INCLUSIVA
ACESSIBILIDADE NAS CALÇADAS
CONCÓRDIA
2012
MARCIA KREIBIN
ARQUITETURA INCLUISIVA
ACESSIBILIDADE NAS CALÇADAS
Trabalho elaborado para obtenção de conceito na disciplina de Orientação dos Estudos Acadêmicos, do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da FACC - Faculdade Concórdia, sob orientação do professor Ivandro Pissolo.
CONCÓRDIA
2012
ACESSIBILIDADE NAS CALÇADAS
Arquitetura inclusiva é a arquitetura que respeita todos os seres humanos e gera acessibilidade para todos. Fazendo com que todas as pessoas possam se locomover livremente e de forma segura com tranquilidade por todos os espaços tanto internos, quanto externos.
Por isto é muito importante à preocupação de todos os profissionais que constroem os espaços na hora da elaboração de projetos. A legislação está cada vez mais preocupada em oferecer espaços com a implantação de corrimões, rampas, sinalização, assim, possibilitando um livre acesso sem nenhuma barreira em locais de uso público.
Hoje em dia a acessibilidade está contida em muitos locais, destas áreas comuns de condomínios, transporte coletivo, mobiliário urbanos, via de circulação dos pedestres. Assim é possível que cada vez mais as pessoas se locomovam com autonomia.
Estas transformações também estão sendo aplicadas nas residências. Assim construindo casas e que possam ser utilizadas para a vida toda. Podendo viver na residência desde a infância até a fase adulta podendo viver em uma casa sem riscos reais de acidentes, pela falta de espaços ou desníveis acentuados.
Por isto é necessário que o planejamento de uma cidade deva estar voltado ao direito de todos os cidadãos desde o momento que ele sai de casa, até chegar ao seu destino desejado, de maneira que ele possa se locomover livremente sem encontrar nenhum problema de locomoção mesmo ele sendo uma pessoa com mobilidades reduzidas.