EDUCA O PARA TODOS
Aluna: Raquel AP Celestino de Castro
RGM: 14237539
Disciplina: Língua Brasileira de Sinais
Curso: Geografia
Semestre: 2° semestre
Polo: Franca/SP
HISTORIAS DA PESSOA COM SURDEZ AO LONGO DOS TEMPOS
A língua é responsável pela regulação da atividade do nosso cérebro humano, pois é ela que desenvolve a estruturação dos processos cognitivos. No caso das pessoas surdas, esse contato revela-se prejudicado, pois a língua oral é percebida por meio do canal auditivo, alterado nessas pessoas.
Desde muito tempo ainda na idade media os deficientes eram condenados a morte, e não tinham direito de ser integrados a sociedade, também eram privados do casamento, da escolarização ,não tinham direito ao testamento, e os nobres para não dividirem suas heranças com outras famílias, casavam -se entre si , onde gerava grande números de surdos.
Com o passar dos anos, com muitas batalhas veio às conquistas, atualmente a libra é conhecida como a segunda língua oficial de nosso país, através da lei 10436/02, que os da direito a uma educação bilíngue, e também é considerada a língua materna dos surdos congênitos e é realizado de forma natural.
Quando falamos em preparar, pensamos qual a melhor forma de educar essas crianças, sendo na escola da rede regular ou no especial, pois os direitos são os mesmos, porem a melhor escolha quem faz são os pais. Na escola especial tem todo um trabalho voltado para elas, onde tem uma preparação para lidar com cada caso. Já a escola regular esta se preparando e adequando para receber essas crianças. O importante é que ambas estejam qualificadas, tendo uma boa equipe, um bom educador, instrutor, coordenação, todos preparados para receber essas crianças.
O ser humano e principalmente a escola tem que respeitar o jeito de aprender de cada um, oferecendo materiais de apoio, atividades planejadas e também ter um professor ou instrutor que sabe a língua de libras, e não só receber essas