Trabalho FINAL Do Curso EDUCA O INCLUSIVA DIREITO DE TODOS
TURMA: 4407002 – 2014.1 – 7L
TUTOR: Susan Gasale
DISCIPLINA: Práticas Escolares Inclusivas
Educação inclusiva: direito de todos
“A modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento. A concepção moderna de educador exige uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade de mudanças na sociedade brasileira". (Brzezinski,1992).
Embora a educação inclusiva seja um dos assuntos mais discutidos na área educacional, ainda presenciamos nas nossas escolas atitudes ou ações de exclusão, não somente daqueles com deficiências físicas, mas também dos mais gordos, dos que usam óculos, dos mais lentos, dos menos talentosos, dos menos habilidosos, enfim, dos que apresentam características físicas, emocionais, afetivas que diferem dos padrões sociais definidos ao longo da história da humanidade. Consolidar uma educação verdadeiramente inclusiva é uma tarefa bastante complexa, pois o preconceito encontra-se arraigado na cultura brasileira.
A escola está repleta de diversidade cultural, social, religiosa, biológica, uma pluralidade de ideias e opiniões, as quais devem ser respeitadas e assistidas de perto por todos que fazem parte da comunidade escolar. É necessário aprender a lidar com “as diferenças” que nos rodeiam.
Neste contexto, a Educação Física pode fornecer aos alunos experiências que auxiliem no processo de inclusão, promovendo a humanização das relações sociais, permitindo que todos se beneficiem do processo de ensino e aprendizagem, independentemente de serem diferentes, de apresentarem deficiência ou não, com a finalidade de desenvolverem postura inclusiva voltada aos menos talentosos, menos habilidosos, ou seja, acolhendo os que demonstrarem limitações.
A Educação Física atualmente é considerada parte integrante do contexto escolar, e não se restringe apenas ao desenvolvimento físico do indivíduo.