Políticas e Fundamentos da Educação Especial
Educação Especial
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: IGUALDADE NA DIFERENÇA
A educação inclusiva pode ser definida como uma prática para todos? A construção de uma sociedade inclusiva vai além da teoria. A importância da inclusão está relacionada com o respeito à diferença; somos diferentes uns dos outros, eis o ponto que nos torna iguais. A inclusão escolar é uma realidade e vai além de uma simples matrícula, existe toda uma complexidade, exige um novo olhar dos nossos legisladores, um novo modelo organizacional, professores comprometidos, valorizando as diferenças, visando uma educação voltada para a igualdade. Vários documentos foram criados, mas os direitos ainda não são efetivos, várias barreiras impedem a concretização da inclusão.
Desta forma o objetivo é discutir a construção de uma escola inclusiva, e para fundamentar nossas reflexões sobre inclusão serão estabelecidos diálogos teóricos com os seguintes autores: Sassaki (1997), Stainback e Stainback (1999), Libâneo (2001), Mittler (2003), Mantoan (2003,2004,2006). Sob a iluminação desse referencial, e outros que poderão ser acrescentados nos possibilitará discutir o processo de inclusão, visando à igualdade na diferença.
Palavras-chave: Inclusão; escola; educador; diferença; igualdade.
“Ninguém educa ninguém e ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos na transformação do mundo” Freire (1978).
INTRODUÇÃO
A inclusão de pessoas com necessidades especiais na educação é assunto no Brasil e no mundo. Segundo Stainback e Stainback (1999, p. 21), “a educação inclusiva ode ser definida como a prática da inclusão de todos independente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas”. A inclusão requer mudança de paradigmas, compreender e aceitar o outro em suas diferenças, abrir horizontes, desejar e realizar mudanças