TODOS TEM DIREITO A EDUCA O
Analisando a proposta do MEC sobre a inclusão a diretora de uma escola regular decidiu reunir seus professores com a proposta de implantar alunos especiais na sua escola. Ao reunir os professores cada um argumentou sua ideia sobre a inclusão dos alunos.
A maioria dos professores não concordou com essa ideia, pois as dificuldades encontradas na inclusão desses alunos são inúmeras. Não é impossível acontecer a inclusão, há uma grande necessidade de implantar nas escolas regulares ambientes de aprendizagem adequados, profissionais capacitados para enfrentar esse desafio.
É muito vantajoso incluir essas crianças especiais para que elas se interajam com outras, e sim recebam apoio escolar e social, melhorando assim a sua autoestima. No entanto é fundamental que as políticas públicas voltadas para a inclusão proporcione condições físicas, materiais e capacitações dos proporcionais.
CARTA
O terceiro milênio determina que direitos humanos de cada pessoa em qualquer sociedade devem ser reconhecidos e protegidos. Os direitos humanos básicos são ainda negados a segmentos inteiros da população mundial. Nós buscamos o mundo onde as oportunidades iguais para pessoas com deficiências se tornem reais de políticas e leis que defendam o acesso e a inclusão em todos os termos em sociedade.
Atualmente existem varias leis que defendem a inclusão, mas que não são efetivamente colocadas em pratica. A sociedade deve estar consciente de seus direitos para ate cobra- lós, dos órgãos públicos fazendo valer seus direitos. Devem cobrar dos governos, programas assistenciais que garantam mais dignidade a vida de toda pessoa com deficiência.