EDUCA O UM DIREITO DE TODOS
Introdução
O principal objetivo desse trabalho é conhecer melhor sobre o papel e as práticas inclusivas. As contribuições dos pedagogos, professores, supervisores e orientadores e todos os membros que fazem parte do ambiente escolar são imprescindíveis para que a escola possa realizar um bom trabalho consciente da complexidade existente causada pelos diferentes pontos de vista sobre a educação inclusiva.
O processo de inclusão se refere a um processo educacional que visa estender ao máximo a capacidade da criança portadora de deficiência na escola e na classe regular. A inclusão surge no cenário educacional como uma nova perspectiva que envolve rever concepções a respeito da educação, do ensinar e do aprender. Com ela surgem vários questionamentos sobre o que fazer e como fazer. Em meio a isso, o professor, é levado a questionar-se sobre os saberes necessários para trabalhar com crianças com necessidades educacionais especiais, considerando que não dispõe de formação para tal. Por conta disso, aprender a trabalhar com a inclusão é um desafio para os professores e para a escola de um modo geral, que necessitam criar meios para aprender a trabalhar para um bom resultado, assim o professor tem a necessidade de aprender também.
Desenvolvimento
O caminho para termos uma sociedade incluída será, provavelmente, aprofundar a Educação Inclusiva apoiando todos os alunos com dificuldades, dando-lhes uma educação de qualidade num ambiente comunitário e diverso.
Para um educador poder desenvolver um bom trabalho no processo de construção de uma Educação Inclusiva é necessário ocorrer mudanças na questão de gestão escolar, preparando professores nas metodologias que envolvem a educação inclusiva, de forma que venha solucionar as necessidades dos alunos.
Os professores devem ter o entendimento claro de que o indivíduo com deficiência deve ser inserido no espaço da escola de forma complexa, sem ter nenhum tipo de tratamento ou