Educa O Infantil
CURSO DE PEDAGOGIA
BÁRBARA JULIANE NICHEL DOS SANTOS
2015
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Tendo a ideia de que a infância é uma construção social, caracterizada por uma fase da vida de desenvolvimento físico, cognitivo, psíquico e social, onde se aprende a interagir com o ambiente em que se vive, bem como as regras que regem a sociedade da qual faz parte, não procuramos impor uma aprendizagem, mas buscamos dar a liberdade, para que a criança, através de seu interesse e experienciações , busque os meios de assimilar as novas descobertas. Para tanto se faz necessário que o ambiente seja propício para estas descobertas. Sendo as professoras responsáveis por elaborar um ambiente adequado, objetivado e seguro para este fim.
Depois de passado da fase “invisível’ do Berçário, ficamos comprometidas em construir ações que remetessem a uma atuação mais vinculada as especificidades de cada bebê, percebendo sempre o que nos diziam através de suas diversas linguagens, cuidando para respeitar seu tempo e suas carências.Através da construção de materiais, da adequação do espaço e da relação diária com os bebês, descobrimos: A aprendizagem é uma atividade cooperativa e comunicativa, na qual as crianças constroem conhecimento, dão significado ao mundo, junto aos adultos e, igualmente importante, com outras crianças: por isso enfatizamos que a criança pequena como aprendiz, é um construtor ativo.
Outro ponto abordado pela autora está relacionado às propostas pedagógicas para primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), nas quais se torna necessário conhecer cada criança que está no ambiente da educação infantil, respeitando os seus limites, desejos e anseios. Esses pressupostos remetem a não homogeneização das práticas, considerando as crianças como seres singulares, elementos estes que precisam ser considerados nos momentos de elaboração das rotinas. Portanto, o adulto precisa observar e ter sensibilidade perante os