Educa O Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL: PLANEJAMENTO, ROTINAS, JOGOS, CUIDAR E EDUCAR
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO E A ACOLHIDA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O momento de adaptação é de viver o novo, de expectativas que impõem disponibilidade, organização, planejamento e reorganização. Quando uma criança chega a uma instituição de educação infantil, com ela chegam seus familiares e toda uma série de mudanças que deverão ser desenvolvidas dentro da instituição para receber a criança e a família que se inserem num sistema já em funcionamento. É natural que a ansiedade, o medo e a vontade de ir embora se façam presentes.
Todos os envolvidos, direta ou indiretamente nesse momento, passam a viver um processo de adaptação, de ajustamento a uma nova situação. Esta situação se configura para a criança e sua família, para o educador, para os colegas e para a própria instituição.
A adaptação da criança na instituição escolar é um processo de mudança e renovação na vida da criança, do educador e familiares. A criança pode apresentar sentimentos de tristeza, chorar e insegurança, tudo depende da recepção ou acolhida e planejamento da escola. A função da escola e dos profissionais é de receber a criança e causar uma boa impressão, enfim, apresentar-se como um lugar seguro. O educador deve ser o mediador neste contexto da adaptação escolar e ganhar a confiança das crianças e familiares.
Ao longo da história da educação infantil, o processo de adaptação foi muitas vezes encarado pelos profissionais como sendo um período de tempo e espaço determinado pela própria escola e tinha como objetivo fazer as crianças pararem de chorar.
Imaginar que o sucesso de um processo de adaptação se resume a ter ausência de choro é banalizar uma situação que não termina em si mesma. Os sintomas que as crianças apresentam como doenças,