EDUCA O INFANTIL
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Licenciatura em Pedagogia- UERJ / CEDERJ
Disciplina: EDUCAÇÃO INFANTIL 1
Coordenadora: Karla Seabra
Avaliação a Distância 1 (AD1) - 2015/ 1º SEMESTRE
Aluno(a): Thainá Jordão Fonseca
Polo: Angra dos Reis Matrícula: 14212080355 Nota: _______________
Figura 1:
A creche não é um depósito de crianças, onde elas passam grande parte do dia recebendo assistência/cuidados do Educador. As crianças não estão na creche para passar o tempo. Não estão na instituição apenas para que seus pais/responsáveis possam trabalhar. Não estão lá para ficar sem fazer nada e passar o dia na ociosidade.
Crianças precisam explorar ambientes, passar por novas experiências, ampliar seu repertório vivencial, por isso, é preciso que haja uma intencionalidade educativa no trabalho do educador. O profissional de Educação Infantil precisa possibilitar que a criança estabeleça relações, interações, permitindo que a mesma caminhe para a construção de sua autonomia.
O professor de educação infantil precisa entender e respeitar as especificidades das crianças, sendo que cada uma é dona de uma forma própria de ver o mundo e a si mesma.
Figura 2:
Atualmente, entretanto, está ocorrendo um processo regressista: ao invés de mais conservadas, as crianças estão mais independentes. Tem como principais fatores para que esse processo aconteça são a ausência dos pais e a presença dos meios de comunicação. Se antes na Idade Média, eles serviram para fomentar o desenvolvimento da concepção moderna de infância, hoje a mídia promove a desinfantilização de crianças, provocando, entre outras consequências, a erotização precoce. A televisão, mais que um eletrodoméstico, transformou-se num fato social. É através desse eletrodoméstico que a infância recebe seus ensinamentos e informações sobre o mundo, o que antes, na década de 50, acontecia