EDUCA AO DO CAMPO FICHAMENTO
Guiados por Itamar, fomos para uma sala onde as crianças lancham, e o mesmo deu início a conversa, cujo tema foi a escola e o assentamento.
Assentamento desde 1993
Localizada na divisa entre o DF/GO, ajuda mínima por parte do GO;
70 Famílias Nucleares;
40 Famílias Extensas;
Associação das mulheres (produção de panificados);
Criação de peixes, frutas, frango, leite (despacho em supermercado);
Grupos de Artesanatos, fabricação de móveis;
Criação de Abelha (com e sem ferrão);
Projeto de ampliação da escola (sala de estudos, biblioteca e ensino integral para todas as séries.);
Grande Disputa de vagas;
Possuem transporte escolar;
Produção de Mandioca (em destaque).
Por volta de 10:30 da manhã, as crianças retornaram para sala do lanche, em silêncio, demonstrando bastante respeito. Assim que concluímos a conversa, fizemos algumas perguntas para as mesmas e logo percebemos o grande afeto que eles tinham pela escola; o quão achavam aquele ambiente diferente e melhor em certos aspectos; alguns afirmam que ali tem ‘’ - mais educação e lazer’’ e seus sonhos estão bem próximo dos sonhos das crianças que vivem no meio urbano. ‘’ – eu quero ser médico’’ dito também por um deles.
Em seguida fomos até a sala dos professores para uma conversa. O coordenador da escola explicou como era atuar em uma escola do Campo e as professoras acrescentaram comentando suas experiências. Visualizamos dedicação e afeto por parte de todos, prazer em trabalhar no campo, desde ao deslocar dos professores ( que em grande parte moram na cidade, longe da escola.) até os meios utilizados para lidar com a diversidade de alunos ( rural e urbano). Porém