CONCEITO DE RELAT RIO T CNICO
Um relatório técnico é a exposição escrita dos factos observados mediante pesquisas ou experiências quanto a questão visada, com explicações detalhadas que comprovam aquilo que é exposto.
Trata-se de uma exposição de dados ou factos dirigidos a alguém, relativamente a uma questão ou a um assunto, ou ao que convém fazer dos mesmos. É por outras palavras, um documento que descreve o problema de um estado de um problema científico. Costuma ser preparado e redigido a pedido de uma pessoa, de uma empresa ou de uma organização.
O relatório, estrutura e apresentação.
A finalidade de um relatório de pesquisa é a de comunicar os processos desenvolvidos e os resultados obtidos em uma investigação, dirigido a um leitor ou público-alvo específico, dependendo dos objetivos a que se propôs. Os relatórios de pesquisa podem ser feitos de várias formas: através de um artigo sintético para ser publicado em algum periódico, através de uma monografia com objetivos acadêmicos (monografia de conclusão de disciplinas ou de cursos de graduação, dissertação ou tese de mestrado ou doutorado) ou na forma de uma obra para ser publicada. Além dos elementos que envolvem uma produção textual e que seguem a orientação da linguística aplicada, que respeita os estilos individuais de quem redige e expressa um pensamento carregado de significação, há os elementos objetivos ligados à coerência lógica, coesão textual e normas técnicas padronizadas e convenções tradicionais que devem ser respeitadas.
Há determinadas convenções padronizadas, decorrentes do uso acadêmico, literário e científico, que acabaram por se transformar em normas e em modelos formais que devem ou podem ser seguidos. Abordaremos esses modelos e normas, tratando da estrutura de um relatório de pesquisa e das formas de como deve ou pode ser apresentado.
Estrutura dos relatórios
Um relatório de pesquisa compreende as seguintes partes:
a) elementos pré-textuais:
capa;
folha de rosto;