TRABALHO SOBRE AS PRINCIPAIS VARIEDADES DE MANGAS
Cícera Raquel Vicente Paulo (FATEC CARIRI) Rakkeller@bol.com.br
Maria Rosangela Gomes Santos (FATEC CARIRI)mariarosangela91@gmail.com
Suelly Sâmia Sousa da Silva (FATEC CARIRI) suellypenha2013@bol.com.br
Kássia Pereira Neves (FATEC CARIRI) kassiapn1@hotmail.com
Rejane leite de Souza (FATEC CARIRI) rejane2699@gmail.com
RESUMO
O ciclo vital da manga compreende o período que vai desde sua fertilização até a senescência. A manga é uma fruta rica em carboidratos, sais minerais e vitaminas, tendo boa adaptação ao clima do Brasil, quando foi introduzida no século XVI. O trabalho teve como objetivo realizar um estudo aprofundado sobre o ciclo vital da manga, com enfoque as variedades mais cultivadas no Brasil. Pelo fato da manga ser uma fruta climatérica foi importante ressaltar seu processo de respiração e fitormônios envolvidos no seu amadurecimento.
Introdução
A manga (mangifera indica L.) é uma fruta de clima tropical cujo relato de cultura remonta a cerca de 4.000 anos. Seu local de origem é a Ásia, sendo cultivada na Índia, Malásia, Filipina etc., desde tempos antigos. Desde sua introdução no Brasil, por volta de século XVI, a cultura da manga se espalhou de maneira arbitrária e com cultivo em pomares caseiros. O Brasil é um grande produtor, mas, inicialmente, sua produção em grande parte era feita sem os devidos tratos culturais, realizado por pequenos agricultores e a produção não escalonada com o produto de baixa qualidade comercializado em mercados locais.
Contudo, a partir dos últimos anos a manga teve sua importância econômica aumentada, tanto no mercado interno quanto externo, o que tem elevado ao estabelecimento de pomares comerciais com finalidades de exportação e mesmo os pequenos produtores tem melhorado seu padrão de qualidade. Geradora de diversos empregos, a cultura da manga tem se expandido principalmente por áreas do nordeste, no eixo Petrolina-juazeiro, com excelente padrão de qualidade, o que tem