o goleiro de handebol
Diferentemente das características das ações dos demais jogadores, as ações do goleiro não são consideradas naturais, pois para atuar, as suas técnicas não são conhecidas no dia a dia do aluno, desta forma se faz necessário apresentar a todos os alunos as questões referentes ao goleiro de handebol, objetivando esclarecer e facilitar a participação destes alunos nesta posição.
1- O posicionamento de base frontal: De pé, pernas afastadas na largura dos ombros, calcanhares levemente fora do chão e joelhos levemente fletidos. Braços afastados lateralmente, levemente fletidos e palma da mão voltada para frente.
2- O posicionamento de base lateral: Próximo à trave, pernas afastadas na largura dos ombros, braço do lado da trave levemente fletido, lateralmente acima da cabeça, e palma da mão voltada para frente.O braço contrário com posicionamento igual, apenas diferenciando a altura da mão que estará na altura do ombro.
4- Ação defensiva: Pode utilizar todas as partes do corpo para defender o gol, normalmente se coloca entre a trajetória da bola e o gol, servindo de obstáculo à mesma, também procura, se possível, amortecer a bola ao invés de segurá-la quando esta é lançada muito forte ( o que normalmente acontece ).
5 - Movimentos defensivos: a- bola baixa:
b- bola média:
c- bola alta:
3- As regras específicas: Transcritas na íntegra.
Regra 5 - O GOLEIRO
É permitido:
5:1 Tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
5.2 Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, sem estar sujeito às restrições aplicadas aos jogadores de quadra (Regras 7:2-4; 7:7). No entanto, o goleiro não tem permissão de atrasar a execução do tiro de meta (Regras 6:4-5, 12:2 e 15:5b).
5:3 Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo; ao fazê-lo, o goleiro se sujeitará às mesmas regras aplicadas aos jogadores na área de jogo (exceto na situação descrita