Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares - Capítulo 7
ALUNA: SUZANA DE MEDEIROS RIBEIRO PESSOA
DISCIPLINA: ECONOMIA AGROINDUSTRIAL
DOCENTE: SÔNIA
CAPÍTULO 7 – COMPETITIVIDADE E GLOBALIZAÇÃO.
1) Com base nos conceitos apresentados nesse capítulo, relacione os temas “globalização” e “competitividade” no caso do agribusiness brasileiro, citando fatos recentes e exemplos de impactos em sistemas agroindustriais específicos.
Há quatro grandes mudanças institucionais decorrente da globalização que influenciaram o cenário do agribusiness brasileiro. São estas:
- Abertura Comercial: Houve reduções nas alíquotas de importação, a alíquota do Brasil foi sendo aos poucos reduzida saindo de 55% em 1987 até atingir a Tarifa Extra Comum (TEC) média de 12% com a implantação da união Aduaneira incompleta no âmbito do Mercosul.
-Desregularização dos mercados: Deu-se fim aos órgãos e agencias regulamentadoras, Instituto Brasileiro de Café (IBC), Instituto do Açúcar e Álcool (IAA), Comissão de Compra de Trigo Nacional (CTRIN). E também, houve o fim dos tabelamentos de preços e controles formais sobre o comportamento dos mercados – ex: extinção da Comissão Interministerial de Preços (CIP).
-Reforma Política agrícola brasileira:
Com o fim dos mecanismos tradicionais de apoio ao setor, o Estado passou adotar estratégias dirigidas aos segmentos específicos, tais como: as linhas especiais para os agricultores familiares, o programa de reforma agrária, a solução do endividamento de produtores e cooperativas e os fundos regionais de investimento. Além de incentivar o uso de recursos alternativos como a Cédula do Produto Rural (CPR) e o uso de mercados futuros e de opções, entre outros.
-Consolidação de blocos econômicos:
Após a formação do MERCOSUL (1991), o País partiu para negociações na esfera da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e para a assinatura de acordos bilaterais com os outros países e blocos (Pacto