Gladiador
Os metais alcalino-terrosos (alcalino por formarem álcalis – as bases de
Arrhenius – terrosos por seus óxidos serem por muito tempo chamados de terra) representam os elementos do grupo 2A da tabela periódica, com configuração eletrônica terminando em ns², onde n representa o número correspondente à última camada (variando de 1 a 7).
Constituem essa família os elementos: berílio, Be (z=4); magnésio, Mg
(12); cálcio, Ca (z = 20); estrôncio, Sr (z = 38);bário, Ba (z = 56); e rádio, Ra
(z = 88).
O grupo 2A recebeu esse nome pois seus óxidos eram chamados de terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas). Possuem eletronegatividade menor ou igual a 1,3 (escala de Pauling) e esse valor cresce na disposição dos elementos de baixo pra cima.
O segundo grupo (2A) dos elementos químicos da tabela periódica é onde se encontra os
Metais Alacalino-Terrosos.
Essa família é composta pelos seguintes metais: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário
(Ba) e radio (Ra). O elemento radio possui um tempo de vida média muito curto.
Metais Alcalinos Terrosos
• Os Metais Alcalino-Terrosos tem baixa densidade, são coloridos e moles. Todos são sólidos. Apesar de não reagir com água tão rápido como os Metais Alcalinos, os Metais
Alcalino-Terrosos também formam hidróxidos fortemente básicos. Na reação com Halogênios eles formam sais iônicos. • Todos os elementos da família 2A posssuem dois elétrons na sua última camada, com tendência a perdê-los. Essa eletropositividade cresce a medida que se aproxima da parte de baixo da tabela periódica, sendo o menos eletropositivo o berílio.
Reatividade
• Como possuem dois elétrons na camada de valência, os metais alcalino-terrosos são comumente encontrados na natureza sob estado de oxidação +2 (pois também são altamente reativos, e, nos casos do cálcio, estrôncio e bário, são tanto quanto os elementos da família 1A).
• O berílio e o magnésio, por