gladiador
O filme “Gladiador” ilustra uma historia de liderança, tema importante para gestores devido ao papel que os líderes representam na eficaz organização do grupo. Um líder deve possuir uma boa integração pessoal em todos os níveis da vida, integração que se expressa em um estado predominante de paz, de entusiasmo pela vida e pelo trabalho, em um bom gerenciamento das ideias, emoções e atividades. Ele deve buscar conhecimento, integração com pessoas de opiniões e de pensamentos diferentes. O texto de Moran nos retrata, um bom líder deve viver em permanente processo de aprendizagem, de antenas ligadas, atentos ao que acontecem curiosos, relacionando cada informação isolada a um contexto maior, onde ela cobre um novo sentido.
Maximus, é exemplo, comandava com bravura, com lealdade, e possuía virtudes que são consideradas ideais para um homem: sabedoria, justiça, temperança e resistência. No filme há o destaque da liderança de Maximus organizar a resistência dos gladiadores durante a reprodução de uma batalha histórica no Coliseu de Roma lotado de espectadores sedentos de violência e sangue. A vitória dos gladiadores, em menor número, sobrepujando um agrupamento bem armado e protegido por armaduras de ferro, nas arquibancadas, o povo vai ao delírio ao gritar sucessivamente o nome de Maximus. O que fez Maximus atingir a vitória foi seu espírito otimista, espírito este que um educador deve possuir. O otimismo, confiança, o acreditar deve sempre falar mais alto no trabalho de um educador. O trabalho não é fácil, exige perseverança, força e vontade.
Na reunião pedagógica, como por exemplo, deve haver um bom relacionamento, é um momento de escolher e planejar o melhor para a escola, para os alunos, é hora de expressar as opiniões, somar com as demais. Temos que ter prazer em participar, deve ser pessoas que colaborem instruídas, pessoas que sonhem em melhorar a realidade da escola. Participei de uma reunião, e