Usinas de energia
A energia elétrica chega até nós por meio dos geradores.
Usinas Hidrelétricas são geradas a partir do principio básico água. Assim, o movimento do eixo do gerador é obtido com a queda de água. Graças a uma vasão controlada, a água que cai pela tubulação choca-se com as pás da turbina e faz com que gire o circuito fixado ao eixo do gerador. Uma usina hidrelétrica provoca impactos ambientais na sua construção, quando inundam áreas secas, com as águas retidas pelas barragens, desabriga pessoas e animais, diminui o volume das águas após as barragens, altera a fauna terrestre e aquática, altera o lençol freático e outros tantos danos provocados com contenção das águas pelas barragens.
Já nas usinas termelétricas, o movimento dos geradores se dá através da queima de um combustível. Nessa usina, a água é vaporizada em uma caldeira e o vapor é conduzido à alta pressão por uma tubulação até às pás de uma turbina, cujo eixo estará apoiado ao gerador. Com o choque entre as moléculas do vapor d’água à alta pressão e as pás da turbina, obtém-se o movimento do eixo do gerador. Posteriormente, o vapor d’água é resfriado no radiador, onde a água volta ao estado líquido, sendo depois injetada na caldeira, para ser novamente vaporizada. O uso de gás natural em grande escala como ocorre em termelétrica, pode ocasionar em vazamentos, provocando intoxicação ou até mesmo incêndios, como tem ocorrido na cidade. Além dos sinistros, a queima do gás libera outros tipos de gases à atmosfera, contribuindo para o efeito estufa e o aquecimento global, onde lança partículas poluentes que ficam em suspensão no ar.
Nas usinas nucleares, o movimento do eixo do gerador também é obtido pelo choque das moléculas do vapor de água à alta pressão com as pás da turbina. O processo de vaporização da água, entretanto, é outro. Aqui, o combustível utilizado é o urânio. O composto urânio fica armazenado no reator nuclear. Por meio do lançamento controlado de nêutrons, o núcleo de