Economia Política: Evolução Histórica
O trabalho mostra que na fase pré-científica (das origens ate 1750), a economia esteve subordinada a filosofia, a política, a religião, prestando serviços a Cidade-Estado (Antiguidade), ao bem comum (Idade Media) e ao príncipe (mercantilismo).
Desde sua criação cientifica, com os clássicos e os fisiocratas, ate a época atual, a Economia passou gradativamente da consideração da natureza (Fisiocracia) ao homem (movimentos diversos) ate hoje.
A fase contemporânea, entretanto, deixa entrever movimentos em sentido inverso: a parir dos mecanismos econômicos, procura-se encontrar a pessoa humana e seu meio socioeconômico.
E no inicio do séc. XXI, é oportuno enfatizar que a Economia é uma ciência social e que o objeto principal de seus estudos deve ser a atividade econômica voltada para os homens e mulheres e não simplesmente para o mercado. Qualquer esforço no sentido de eficiência, qualidade e produtividade, no âmbito da globalização econômica e da nova sociedade informacional,não pode esquecer o cliente principal da Ciência Econômica, que é a própria humanidade.
Evolução Histórica da Economia
Podemos observar a atividade econômica, como pré-científica e depois que se torna uma ciência.
Analisando de forma histórica, ou seja, lado a lado com os períodos históricos percebe-se:
O pensamento econômico na Antiguidade Clássica
Na primeira fase da Antiguidade,os fatos surgiam naturalmente. Abrange os povos da China. Índia, Assíria, Babilônia,Mesopotâmia, Egito e outros da Antiguidade Oriental e Ocidental (do ano de 4000 ao ano 1000 a.C),onde a atividade econômica era ainda embrionária,numa economia de subsistência e autoconsumo, sem a preocupação da formação de "sobras" de3stinadas as trocas ou ao escambo. Os fenômenos econômicos exerciam o seu efeito, sem que houvesse uma preocupação de analisá-los em suas inter-relações de causa e efeito.
A atividade econômica nos denominados "tempos bíblicos"
Abrangeu os princípios emanados do