Mkt internacional
Introdução:
Os finais dos anos noventa ficaram marcados como sendo aqueles em que as empresas/organizações começaram a pensar e agir de forma global e dessa feita se começaram a internacionalizar.
Os avanços tecnológicos quer da informação, quer por outro lado dos transportes esbateram-se e aqueles que eram os principais motivos para que a economia funcionasse de forma fechada (tempo, distância e a diversidade cultural), foram ultrapassados, construindo-se assim progressivamente a aldeia global.
Aquando do início do novo milénio, verificam-se transformações radicais na política, na ciência e na economia mundial o que conduziu à emergência de novos paradigmas sociais, culturais e económicos.
Tais mudanças e evoluções tiveram como consequência um crescimento explosivo do comércio internacional e consequentemente a um aumento intenso da concorrência internacional.
Estas mudanças foram de tal forma significativas que hoje em dia, nenhum país pode permanecer isolado, política e economicamente, na arena mundial.
Só com as economias abertas, com a internacionalização empresarial e com o avanço tecnológico é possível nos dias de hoje que grandes empresas multinacionais, tais como a Coca – Cola, ou o McDonald satisfaçam os gostos de inúmeros cidadãos de todo o mundo.
Assim, podemos afirmar que os avanços tecnológicos a que nos habituámos só são possíveis com a abertura das economias e consequentemente com a internacionalização empresarial.
Palavras – Chave: Globalização; Internacionalização; Organização; Empresa
Conceito de Marketing Internacional
O conceito de Marketing Internacional tal como os restantes conceitos de Marketing teve tendência a ser modificado e aperfeiçoado como resultado da evolução histórica e com a evolução das teorias do comércio internacional, uma vez que a economia internacional engloba relações económicas entre estados e instituições que ao longo do tempo foram vivendo mudanças históricas.
A