Região das baixadas litorâneas
No total, a Região dos Lagos é formada por sete municípios que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, Maricá, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Silva Jardim, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.
O litoral desta região é marcado por uma área de baixa pluviosidade em torno de Araruama, Cabo Frio e Arraial do Cabo, se assemelhando a um clima semiárido. Trata-se de uma excepcionalidade dentro do contexto de clima quente e úmido do Sudeste. A região conta com um aeroporto internacional, o Aeroporto de Cabo Frio,um heliporto em Búzios
A atividade mais tradicional encontrada na região continua sendo a extração de sal marinho, presente em abundância por toda a costa fluminense. Geralmente junto às salinas encontram-se os moinhos de ventos, considerados também um dos símbolos da região, juntamente com os 300 dias de sol por ano.
Ao visitar as várias cidades que compõem o cenário dessa região litorânea, não é difícil encontrar colônias de pescadores espalhadas pelas praias mais calmas. Apesar de todo o desenvolvimento, ainda existem muitas famílias que vivem em função da pesca, o que intensifica ainda mais a tonalidade rústica de algumas de suas paisagens.
O turismo compõe uma grande parcela do PIB da região, principalmente dos municípios de Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios. Dentre todas essas citadas, as mais visitadas por turistas são Cabo Frio e Búzios. A região é conhecida por sua vida noturna, belezas naturais e praias.
As principais doenças da Baixada Litorânea são: Hanseníase, dengue, meningite, tuberculose e