Novidade
O estado do Rio de Janeiro é o menor estado da região Sudeste e o terceiro menor do país, possui uma área aproximada de 43 mil quilômetros quadrados o que representa 0,51% do território nacional e faz fronteira com todos os demais estados da Região. Limita-se ao norte e a noroeste com o estado de Minas Gerais, a nordeste com o Espírito Santo, ao sul e a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com São Paulo. Atualmente o estado é dividido politicamente em 92 municípios.
Uma das principais características presentes em todo o estado é existência de importantes ecossistemas como a Mata-Atlântica, manguezais, restingas (cordões de areia) e várzeas entre outros. Também a integração da sociedade fluminense com a natureza é bastante notória, através da exploração dos recursos como a pesca, o petróleo e a utilização do litoral para o turismo, que é o terceiro mais extenso do país com 636 quilômetros de extensão.
Em 1987 foi criada a Lei nº 1227 que passou a vigorar em 1988, dividindo o estado em 8 regiões do governo, sendo: Região Metropolitana, das Baixadas Litorâneas, do Médio Vale Paraíba do Sul, da Costa Verde, Norte Fluminense, Centro-Sul Fluminense, Serrana e Noroeste Fluminense.
A Região Metropolitana é a mais importante das regiões, tanto pelo enorme peso na economia estadual quanto pela quantidade de pessoas que moram nela. Representa 15% do território do estado onde vivem aproximadamente 80% da população fluminense, razão pela qual ocorre alta densidade demográfica, que é a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Nesta região encontramos grandes cidades do estado, como a Capital que é o maior destino turístico do país, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo e Niterói entre outras.
Uma das características marcantes é o grande movimento de pessoas entre as cidades da região, o que caracteriza a migração pendular, pessoas que moram numa cidade e trabalham ou estudam em outra cidade.