Região das baixadas litorâneas
A REGIÃO DA BAIXADA LITORÂNEA DO RIO DE JANEIRO: INTERAÇÕES ENTRE O TURISMO E URBANIZAÇÃO
DADOS GERAIS
De acordo com o Plano Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (2001-2004), a Região da Baixada Litorânea é composta por nove municípios: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. A região está subdividida em duas microrregiões: Baixada Litorânea I – BL I (Araruama, Iguaba Grande, Saquarema e São Pedro da Aldeia) e Baixada Litorânea II – BL II (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras).
Figura 2. Mapa da Região da Baixada Litorânea – RJ
RESUMO
A partir de 1970, com a construção da ponte Rio - Niterói, a região conhecida como Baixada Litorânea, localizada no estado do Rio de Janeiro, tem passado por um crescente e contínuo processo de urbanização fomentado principalmente pelo aumento do número de casas de veraneio e pela atividade turística. Atrelado a este processo, observa-se, a criação de espaços de contradições, tendo em vista, a valorização de determinadas áreas em detrimento de outras. A população de maior poder econômico ocupa as áreas que possuem melhor infra-estrutura urbana, enquanto, as classes menos abastadas acabam por ocupar áreas periféricas, muitas vezes insalubres e irregulares. A ocupação desordenada de áreas costeiras e alagadiças culmina em processos de degradação ambiental que contribuem para a modificação da paisagem na região. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo estudar a trajetória espaço-temporal da Baixada Litorânea, desde seu processo inicial de ocupação até a fase atual, na qual o turismo e o veraneio são os grandes responsáveis pelas transformações sócio-espaciais em curso na região.
4) Araruama
Araruama é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a 22º52’22″ de latitude sul e 42º20’35″ de longitude