Economia Monetária
1- O que acontece ao PIB (Produto Interno Bruto), se a oferta de moeda aumentar em 20% mas a velocidade em 30% ?
2- Se a velocidade e o produto agregado são relativamente constantes, o que aconteceria, segundos os economistas clássicos, com o nível de preços quando a oferta de moeda passa de
1bilhão para 4 bilhões ?
3 - Quais são os principais fatores, segundo os economistas clássicos, que levam as pessoas a manterem ativos monetários ?
4- Quais são, segundo Keynes (1936), os motivos que levam os indivíduos a demandarem moeda 5- Quais as principais diferenças e semelhanças entre as teorias de demanda por moeda para transação de Keynes (1936) e Baumol (1952) ?
6- No modelo de Baumol (1952) – “a teoria econômica dos estoques e a teoria monetária podem fornecer, uma a outra, ensinamentos úteis”. Comente, brevemente, as ligações que
Baumol estabeleceu entre a administração de estoques de uma mercadoria qualquer e a administração do estoque de moeda para transações.
7- Qual é o efeito, no modelo de Baumol (1952) sobre o número ótimo de transações de um aumento na taxa de juros ?
8- A dedução matemática do modelo de Baumol (1952) permite a obtenção de uma elasticidade-renda da demanda de moeda igual a 0,5. Qual o significado deste valor ?
9- Dentro da abordagem de Baumol (1952) para a demanda por moeda para transações, explique qual o efeito de uma redução na taxa de corretagem sobre a demanda por moeda e sobre a velocidade de circulação da moeda? Ilustre sua resposta.
10- Demonstre que a demanda de moeda do modelo de Baumol é homogênea de grua um.
11 - Quais são os efeitos de uma variação na taxa de juros na demanda por moeda para transações segundo a teoria da demanda de moeda por transações desenvolvida por Baumol
(1952) ? Qual é o valor esperado da variação de um ponto percentual na taxa de juros sobre a demanda por moeda? (Considere também a restrição dos números inteiros).
12- De acordo com a abordagem