Economia Monetaria
Economia Monetária
Objetivo: estudar questões de teoria monetária, em particular: Instituições e
Mercados Financeiros; e Bancos Centrais e Política Monetária.
Uma visão geral do sistema financeiro:
Função primordial do sistema financeiro: canalizar os recursos dos poupadores (lendersavers) para os agentes econômicos que necessitam gastar mais do que a sua renda, os devedores (borrower-spenders).
Financiamento Direto: se dá através de instrumentos financeiros (ações, títulos etc.);
Financiamento Indireto: se dá através de intermediação financeira (empréstimos, financiamentos, etc.).
Os Mercados Financeiros promovem eficiência econômica e alocação intertemporal. Fluxo dos Mercados Financeiros:
Classificação dos mercados financeiros pelo tipo de INSTRUMENTO:
Mercados de dívida: Títulos de Dívida são contratos nos quais o devedor deve pagar determinadas quantias em intervalos fixos regulares. Dívida de curto X longo prazo.
Mercados de ações: Ações são direitos a compartilhar a renda líquida e os ativos de uma empresa (dividendos, voto, mais credor residual). As empresas também fazem pagamentos periódicos por meio da distribuição de dividendos. Por isso, são considerados ativos de longo prazo.
Classificação dos mercados financeiros pelo tipo de mercado:
Mercados primários: novas emissões de dívida e ações. É o mercado aonde as empresas adquirem novos recursos. Nicho de mercado dos bancos de investimento
(Underwriting).
Mercados secundários: revenda de títulos de dívida e ações previamente emitidos. o Bolsas (Exchanges): BMF-Ibovespa, NYSE, etc. o Balcão (Over-the-counter). o Corretoras (Brokers) e Distribuidoras (Dealers).
• Mercados de bolsas: Mercados secundários de títulos e ações nos quais compradores e vendedores se encontram em um lugar central para conduzir as trocas. São mercados organizados, sujeitos a determinados padrões de procedimento e regras de transparência de informações. Exemplos: BMF-Ibovespa,
NYSE,