economia monetária
Disciplina: Economia Monetária
Docente: Orlando Sabino
Discente: Ava Miranda
1. Demonstre o seu entendimento sobre o seguinte:
Moeda: designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um ativo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços. Reserva de valor: função da moeda representa a possibilidade moeda ser utilizada para aforro, isto é, para ser guardada de forma a transferir capacidade de consumo para o futuro; a sua utilização deve-se ao baixo risco que lhe está associado embora apresente o inconveniente da perda de valor em contextos de inflação.
Depósito à vista: É o ato de levar dinheiro no banco e depositar na conta corrente. Ou seja, então quando você vai ao banco e deposita dinheiro na sua conta ou na conta de alguém (seja pelo caixa ou com aquele envelope) está fazendo um depósito a vista. O depósito se chama "a vista" porque, a qualquer momento que você queira, o dinheiro pode ser retirado.
Reservas Bancárias: são os depósitos desse banco no respectivo banco central
Base monetária: termo que descreve o volume de dinheiro numa economia, dinheiro no sentido estrito, ou seja, apenas as formas mais líquidas. A base monetária inclui moeda física e reservas dos bancos comerciais junto do banco central. A base monetária é assim designada porque constitui o dinheiro emitido pelo banco central, o dinheiro que pode ser usado como base no sentido de se produzir mais moeda na banca comercial, via o mecanismo multiplicador da banca.
Sistema Financeiro: termo utilizado para caracterizar o conjunto de instituições que asseguram a circulação do dinheiro entre agentes económicos com necessidades de poupança e financiamento.
Meio de troca: sem dúvida a principal função da moeda e representa a capacidade da moeda para ser utilizada como meio de pagamento na aquisição de produtos e serviços. Sem a moeda, a alternativa seria a utilização de outros ativos efetuando a