Relatorio Fisica 4 uem
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CAMPO ELÉTRICO
ALUNOS:
PROFESSORA:
ROSELI FATIMA SCRAMIM
1. RESUMO
Neste experimento vamos traçar as equipotenciais de um campo elétrico, em uma cuba eletrolítica e determinar o campo elétrico, em módulo, direção e sentido, devido a algumas distribuições de cargas elétricas, em seguida analisaremos o potencial e o campo no interior de um anel metálico, isolado.
2. INTRODUÇÃO
A principal característica de uma carga elétrica é a sua capacidade de interagir com outras cargas elétricas (atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais). Esta capacidade está relacionada ao campo elétrico que estas cargas geram ao seu redor,ou seja, uma interação que uma carga elétrica gera no meio. Na prática o que acontece é o seguinte:
Uma carga Q sempre gera um campo elétrico ao seu redor. Se esta carga for eletrizada positivamente, o campo se afastará dela, e se eletrizada negativamente, o campo se aproximará. Para o campo ser percebido experimentalmente basta colocarmos outra carga q (denominada carga de prova) nas proximidades desta. Esta carga de prova q, ao entrar em contato com o campo gerado por Q será atraída ou repelida, dependendo do seu sinal. Se ambas as cargas tiverem sinais iguais, haverá uma força de repulsão entre elas, e se forem diferentes, haverá uma força de atração.
Pode-se também, calcular o valor do campo elétrico presente em uma região do espaço conhecendo a quantidade de energia elétrica que é fornecida no meio, e a distancia da fonte geradora dessa energia com o ponto no qual procura-se saber o módulo do campo. Em termos matemáticos, temos:
Em que,
E é o campo elétrico, V a energia (potencial) e d a distancia.
Então, percebe-se que ao aumentar a energia potencial, o campo tende a aumentar o sue módulo, se torna mais intenso. Mas ao se afastar da fonte dessa