Ead transformação social através da tecnologia
A educação a distância no Brasil apresenta crescimento exponencial na última década. Aliado a este crescimento, há o aumento do interesse da sociedade em adquirir conhecimentos e requerer seus direitos através das políticas públicas.
O desenvolvimento da EaD surgiu a partir dos avanços tecnológicos de comunicação de cada época: - Ensino por correspondência, caracterizado pelo material impresso; -Teleducação/Telecursos e Ambientes interativos, onde as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. Apesar do ser humano ser um ser individual ele precisa do grupo para construir sua identidade. Na Antiguidade Clássica Aristóteles chamou o ser humano de Zóon Politikon (animal político) isso mostra a importância do grupo social para a formação do individuo. Nesse contexto vejo que a EaD tem o importante papel de transformação social, onde a tecnologia é responsável pela criação de novas formas de socialização. De acordo com Not (1993), os métodos tendem a transformar o conhecimento em produto, fazendo com que o aluno possua o mérito de centra a construção do saber sobre novos procedimentos. Com o avanço tecnológico tanto professor como aluno necessita atualizar-se cada vez mais para utilizar as diversas ferramentas da internet. No ensino a distância espera-se que o processo de aprendizagem seja mais interativo e flexível, visto que tutor e aluno atuam em posições similares. Sendo assim o individuo passa a assumir uma postura ativa diante a transformação e aprendizagem. Cada vez mais a busca do conhecimento não dependera só do professor na sala de aula.
A separação tempo-espaço, a princípio é “superada” pela comunicação professor-aluno mediada por alguma tecnologia, por isso é tão importante compreender os padrões e tipos de comunicação permitidos nessa nova condição da EaD. Todo ato de