Uma nova didática: a didática digital
Juliana Ricarte Ferraro
ARTIGO PUBLICADO NA REVISTA HISTORIAEHISTORIA, 2010.
Na sociedade contemporânea, o ensino à distância – EAD – surge como uma das formas mais abrangentes e universais de formação e especialização profissional, capaz de atender a todos aqueles que procuram manter-se atualizados em relação às permanentes mudanças na ordem econômica mundial. Nesta nova sociedade, tanto as mudanças sociais quanto as tecnologias de informação e comunicação vêm se desenvolvendo em ritmo acelerado , criando, juntamente com novos estilos de vida, novas formas de ver o mundo e de consumir, novas maneiras de ensinar e aprender.
Azevedo e Quelhas reforçam sobre a ampliação destas novas formas de ensino:
“O crescimento e as constantes mudanças de ordem econômica e social trazem a necessidade de promover a ampliação do número de cidadãos que podem ter acesso ao conhecimento, à capacitação e atualização continuadas.
Somando-se a isso, o acelerado desenvolvimento tecnológico e científico deste mundo globalizado tem direcionado a busca de novos caminhos, novas estratégias e soluções para o ensino e aprendizagem permanente.”
Com a onda tecnológica, antes tão assustadora, passa a ser elemento ativo do processo de ensino e aprendizagem nos dias de hoje. Podemos ver esta nova assimilação da tecnologia pela educação através das novas medidas adotadas, não apenas no Ensino Superior, mas também, no Ensino Básico e Médio, pelos governos estaduais e federais.
“A análise histórica do desenvolvimento científico e tecnológico aponta que a ruptura de um‘status-quo vigente é fruto da confluência simultânea de condicionantes tecnológicos, econômicos, culturais e sociais. Na década atual, parece haver as condições necessárias para que a informática e tecnologias associadas alterem o processo educacional, dados à difusão das redes de comunicação, aos avanços na tecnologia de hipertexto e à urgência econômica e social pela ampliação das