A transformação do ensino através do uso da tecnologia na educação
Ana Cristina de Melo, Fabiana Cássia Melo e Mello,
Letícia Santana e Maura das Graças Ivan
Curso de Graduação em Pedagogia
Polo Cajuru, SP
Orientadora: Profª. Drª. Elizabete David Novaes
RESUMO
Este artigo aborda a importância e a viabilidade da aplicação e do uso da tecnologia e informática na educação. Tecem-se considerações a respeito das Novas Tecnologias da Informação e sua importância e como ela pode contribuir para a transformação do ensino desenvolvendo a capacidade de avaliação crítica dos recursos tecnológicos disponíveis de modo a contribuir para o enriquecimento da prática pedagógica.
Palavras-chave: Tecnologia, Educação e Transformação.
INTRODUÇÃO
Ninguém sabe tudo, assim como ninguém ignora tudo. O saber começa com a consciência do saber pouco (enquanto alguém atua). É sabendo que sabe pouco que uma pessoa se prepara para saber mais. [...] O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. E é por isso, que todo saber novo se gera num saber que passou a ser velho, o qual, anteriormente, gerando-se num outro saber que também se tornara velho, se havia instalado como saber novo. Há, portanto, uma sucessão constante do saber, de tal forma que todo novo saber, ao instalar-se, aponta para o que virá substituí-lo (FREIRE, 1981, p.47).
Vivemos um momento histórico potencializado em transformações que abrangem todas as áreas da sociedade. O processo crescente das tecnologias de informação e comunicação oferecem novos rumos para a educação propiciando uma evolução no processo ensino-aprendizagem.
Quando pensamos em processos que se materializam na sociedade e no espaço, queremos dizer que estes são claramente visíveis no cotidiano da população, que entra no século XXI, massificada pelos mesmos processos e valores capitalistas que dominaram o século passado e que agora chegam até