Comportamento organizacional
DOS CONCEITOS CLÁSSICOS À PANACÉIA Marcus Vinicius Carvalho Rodrigues, Dr mrcus@caso.com.br RESUMO
O presente trabalho dedica-se à uma revisão bibliográfica sobre a temática grupo de trabalho. Inicialmente é feita uma revisão das teorias clássicas sobre os estudos dos grupos, intercalando-as com comentários ou apresentações de pesquisas notáveis da temática.
Em um segundo momento, busca-se, apresentar os novos posicionamentos e estudos sobre os grupos de trabalho, diante do atual contexto organizacional e dos processos de qualidade.
E finalmente, é feito um alerta, com base nos conceitos expostos, sobre o uso indiscriminado de conceitos fracionados da temática por administradores ou consultores organizacionais.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. GRUPOS DE TRABALHO: UMA BREVE REVISÃO NA LITERATURA 2.1. Os Estudos Clássicos Sobre os Grupos 2.2. Grupos: Conceitos e Definições 2.3. As Novas variáveis e Abordagens no Estudo dos Grupos de Trabalho 2.4. Equipe: Uma Proposta de Definição 2.5. A Utilização das Equipes nos Processos de Qualidade
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O “MODISMO” DAS EQUIPES NAS ORGANIZAÇÕES
palavras chaves
Grupo; Grupo de trabalho; Equipe; Qualidade; Modismos Organizacionais.
GRUPOS DE TRABALHO:
DOS CONCEITOS CLÁSSICOS À PANACÉIA[i]
MARCUS VINICIUS CARVALHO RODRIGUES
1. INTRODUÇÃO
A constante busca de alternativas para a solução dos problemas das organização contemporâneas, tem levado estas a utilizarem uma grande quantidade de procedimentos, técnicas ou metodologias administrativas. A maior parte, com tecnologia já existente e conhecida, mas que por vezes são apresentadas com uma nova roupagem e com grandes achados. É o que ocorre atualmente com a utilização dos grupos de trabalho nas organizações. Este artigo tem por objetivo resgatar