Controladores de periféricos
Os periféricos são equipamentos que estão ligados à CPU. Os periféricos são os responsáveis pela interface do homem com o computador. São exemplos o rato, o teclado, o monitor, os leitores e gravadores de CD’s e DVD’s, impressoras, etc...
Existem vários tipos de periféricos: * Periféricos de entrada – São uma “porta” de entrada de informação para o computador. Equipamentos onde o utilizador envia dados para o computador. Exemplo: Teclado * Periféricos de saída – São uma “porta” de saída de informação do computador. Equipamentos onde o utilizador recebe dados do computador. Exemplo: Monitor * Periféricos de entrada/saída – São equipamentos que enviam e recebem dados do computador. Por exemplo: Monitor TouchScreen * Periféricos de armazenamento – Armazenam dados. Exemplo: Pen drive.
Os controladores dos periféricos encarregam-se de fazer a ligação entre os periféricos e o CPU, isto é controlam a operação física do dispositivo, convertendo os formatos conforme a natureza do hardware para que a informação fique em código binário.
Por exemplo, ao carregarmos numa tecla do teclado, é enviado para o CPU o código ASCII dessa tecla em código binário.
Um controlador de um ecrã encarrega-se de converter a informação de sinais electrónicos em binário, é também o controlador que actualiza a informação que estará presente no ecrã de acordo com o que estiver na memória de video.
O controlador de disco tem a função, no caso de leitura, de converter uma série de bits em blocos de bytes, de modo a serem enviados para o CPU. No caso de escrita o controlador converte esses blocos de bytes em sequência de bits de modo a serem gravados sobre a superificie desejada. O controlador de disco trabalha com o disco como se fosse um vector de blocos, de 0 ao máximo. Os blocos são subdivisões de um disco, também estes divididos por circulos concentricos.
Bibliografia: