Placa mãe
A placa é um dos principais responsáveis pelo bom funcionamento do computador, justamente porque tudo é conectado a ela. Por isso, mais importante que comprar um processador superpotente é saber que tipo de placa é perfeitamente compatível com ele. Há muitos casos de computadores com um bom processador, com muita memória, mas extremamente lentos pela baixa qualidade da placa mãe.
É normal que o primeiro componente que pensamos comprar, na hora me montar o micro, seja o processador. É recomendável, porém, adquirir primeiro a placa mãe. Deve-se conhecê-la bem, ou ler pelo menos o manual de instruções, para posteriormente comprar o restante das placas.
Identificando do modelo e marca de uma placa mãe
A maioria dos fabricantes já etiqueta o modelo da placa mãe com uma etiqueta localizada próximo ao número de série da placa Mãe.
Em placas mais antigas você precisa olhar um pouco mais, pois esta informação é normalmente encontrada entre os slots PCI ou em algum lugar abaixo do soquete do processador.
Outra forma de identificar é instalando um software como Everest que vai identificar todos os componentes do sistema, incluindo o número do modelo da placa mãe.
Placa on-board
È quando os seus periféricos (são os componentes do pc, como placa de vídeo, rede, som) são ligados diretamente à placa, ou seja, não podem ser retirados ou trocados.
Ela está presente na maioria dos computadores de baixo custo, pois placas on-board não precisam de placas adicionais, porém isto traz uma grande desvantagem ao computador, pois todas as placas onboard vão utilizar do mesmo processador e memória RAM.
Placa of-board São o contrário das placas on, elas podem ser retiradas e trocadas e tem melhor desempenho por não dividir uma única memória para todos os periféricos. Por exemplo: Uma placa VGA placa de vídeo) on board de 128 MB, vai utilizar 128 MB da memória do sistema, e também vai utilizar o processador, deixando assim o