placa mae
Trabalho baseado em pesquisa sobre tipo de placas mãe, descrevendo suas evoluções, tipos e modelos com suas características.
Tipos de Placa mãe
AT – É o tipo mais antigo de placa mãe, foi lançada em 1984 pela IBM. Ela parou de ser usada porque o espaço interno era reduzido com a instalação dos cabos do computador e dificultava a circulação do ar causando muitas vezes danos a máquina com seu aquecimento. Outro fator foi que o conector de alimentação da fonte que era ligado a placa, possuía dois plugs semelhantes que deviam ser encaixados lado a lado e se esses conectores fossem invertidos e a fonte ligada, a placa queimaria.
Nas placas mãe AT, o computador deve sempre ser desligado pelo sistema operacional e aguardar a mensagem de que o mesmo já pode ser desligado com segurança e ai sim fazer o desligamento da máquina. Isso se deve a limitação das fontes, que não foram projetadas para o desligamento automático como nos computadores de hoje em dia.
O modelo AT é encontrado com diversos slots, tais como: ISA, EISA, VESA nos primeiros modelos e ISA e PCI nos mais novos (chamados Baby AT).
Nas placas AT é comum o uso de slots de memória SIMM ou SDRAM, podendo vim com mais de um dos padrões na mesma placa.
AT e ATX (Simultaneamente) – Modelo de transição entre AT e ATX, onde as duas tecnologias eram utilizadas na mesma placa simultaneamente. Essa foi uma estratégia utilizada pelos fabricantes para obter maior flexibilidade comercial.
ATX – Esse é um modelo mais avançado das placas mãe AT. Foi desenvolvida principalmente pela Intel. Ela foi criada a fim de solucionar os problemas da AT e apresenta uma série de melhorias, a começar pelo conector de energia ligado a placa mãe, que ao contrário da AT não é possível encaixar o plug de forma invertida. A maioria dos novos computadores vem baseados nisso.
As principais características do ATX são:
Maior espaço interno, proporcionando assim uma ventilação mais