Sistemas Embarcados
Curso Engenharia Mecânica
André Lazaris, Anisia Estela Dorosz, Elison Soligo, Jurandir Pereira Rosa
SISTEMAS EMBARCADOS
Caçador – SC
2013
INTRODUÇÃO
No decorrer do tempo os equipamentos necessitam reagir à maior quantidade de domínios externos, como câmera de foto e vídeo, captura e reprodução de som, acionamento de dispositivos, acesso a internet e equipamentos multimídia, devido a um considerável aumento na procura de equipamentos eletrônicos no mercado. Os Sistemas embarcados são sistemas computacionais completos e independentes, mais simples que um computador, encarregados de executar apenas uma função determinada. Também chamado de sistema embutido é totalmente dedicado ao dispositivo que o controla, esses dispositivos são compostos fundamentalmente pelos mesmos componentes de um computador pessoal, só que com tamanho e capacidade limitadas para o fim que se destina. São muito utilizados no dia-a-dia, e seus usuários geralmente não os consideram como um computador.
Sendo assim, os sistemas embarcados acabam sendo compostos por uma infinidade de unidades de processamento com os componentes programáveis, ou seja, Sistemas Operacionais customizáveis que priorizam as atividades mais importantes para cada aplicação e que possam ser utilizados para um eficiente comando do hardware e seus periféricos. Por serem muito simples, muitas vezes esses sistemas não têm flexibilidade que lhes permita fazer outras tarefas quaisquer que não sejam aquelas para as quais foram desenhados e desenvolvidos. Contudo, um aspecto interessante de ressaltar é que não existe padrão na construção de Sistemas Operacionais Embarcados, já que o software deve ser capaz de suportar as características peculiares do Sistema Embarcado ao qual se destina.
Um ponto chave deste trabalho é identificar características positivas e negativas dos sistemas embarcados, tendo em vista o que foi mencionado