Introdução a placa-mãe
Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador.
O que pouca gente sabe é que a placa-mãe influencia diretamente no desempenho do micro e que principal componente da placa-mãe é o chipset, o conjunto de circuitos de apoio presentes na placa-mãe.
O chipset é que definirá as principais características da placa-mãe, como o tipo de memória RAM que a placa aceita, além de influenciar diretamente no desempenho do micro. Mesmo placas-mãe com características iguais (por exemplo, com o mesmo chipset) podem apresentar desempenhos diferentes. Aliás, até mesmo duas placas-mãe absolutamente iguais podem apresentar pequenas variações em seu desempenho.
Componentes Básicos
Slot ISA, ROM, Slots PCI, Slot AGP, Super I/O, Conectores dos periféricos integrados, Soquete do processador, Conector da fonte de alimentação, Jumpers de configuração, Soquetes para módulos de memória, Gerador de clock, Chipset, Bateria, Portas IDE, Controladora da unidade de disquete, Cristal.
Chipset
O desempenho de uma placa-mãe está intimamente relacionado ao chipset utilizado e o mesmo é responsável pelo controle de uma série de itens da placa-mãe, como acesso à memória, barramentos e outros. Os chipsets não são desenvolvidos pelas fabricantes das placas-mãe e sim por empresas como VIA Technologies, SiS e Intel.
Principalmente nas placas-mãe atuais, é bastante comum que existam dois chips para esses controles: Ponte Sul (I1) e Ponte Norte (I2):
Ponte Sul (South Bridge): Também chamado controlador de periféricos, esse circuito tem a importante função de ponte PCI-ISA, fazer o interface amento com os periféricos básicos integrados à placa-mãe (especialmente com as portas IDE), além de barramentos externos de