Doenças cardiovasculares
Sindrome que se caracteriza por dor intensa na parte anterior do tórax decorrente da falta de sangue e consequentemente oxigênio para o musculo cardíaco.
Fatores predisponentes: hipertireoidismo, hipertensão arterial, hipotensão, diabete e hereditariedade.
Causas: frio intenso, alimentação pesada, emoções fortes e exercícios físicos exagerados.
Sinais e sintomas: dor retroesternal pode se irradiar para o pescoço, ombro e braço esquerdo, sensação de opressão no tórax, amortecimento do braço esquerdo, dificuldade respiratória, palidez e sensação de morte eminente.
Diagnostico: exame físico, anaminese, ECG, angioplastia, cateterismo cardíaco e teste ergométrico.
Complicações: IAM e morte súbita.
Tratamento e cuidados gerais: raio x, oxigênio, tomar medicamentos prescritos por médico, evitar esforço físico, eco cardiograma, evitar estresse, controlar PA.
Infarto do miocárdio
É uma necrose isquêmica de uma área de um musculo cardíaco causada pela obstrução parcial ou total de uma ou mais artérias coronariana.
Fatores predisponentes: fumo, obesidade, vida sedentária, estresse, alimentação muito condimentada, comida gordurosa e hereditariedade.
Causas: hipertensão arterial, diabete, arteriosclerose, choque, embolia e aortite.
Sinais e sintomas: dor retroesternal pode se irradiar para o abdômen, pescoço, ombro e braço esquerdo, taquisfemia, hipotensão, sudorese, palidez, náuseas, vômitos, dispneia, cianose e PCR.
Tratamento e cuidados gerais: eletrocardiograma, punção de veia calibrosa, monitoração de sinais vitais, medicamentos de emergência, desfibrilação, intubação, exames laboratoriais, massagem cardíaca, elevação da cabeceira, aporte emocional.
Convalescência: repouso absoluto, dieta alimentar (hipogordurosa e hipossódica), acompanhamento medico, medicação controlada se necessário, controle da PA, evitar estresse, evitar vícios.
Hipertensão arterial
É a pressão que o sangue exercesse na parede das artérias