Psicologia ambientam - temas básicos
-Positivismo : Doutrina filosófica, sociológica e política.Em linhas gerais, propõe a existência humana valores completamente humanos, afastando radicalmente a teologia e a metafísica
-Materialismo dialético : É uma concepção filosófica que defende que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos tanto modelam os animais e os seres humanos,quanto sua sociedade e sua cultura são modelados por eles.
-Epistemologia : Teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, da origem e da validade do conhecimento.
-Marxismo : Interpreta a vida social conforme a dinâmica na base produtiva das sociedades e das lutas de classes daí conseqüentes.Compreende o homem como um ser social histórico e que tem a capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade de trabalho.
-A epistemologia qualitativa enfatiza princípios gerais da produção de conhecimento que sustentam nessa proposta metodologia concreta.
-Carater construtivo interpretativo do conhecimento:compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que nos apresenta.
-Zona de sentido : Espaços de inteligibilidade que se produzem na pesquisa cientifica e não esgotam a questão que significam.Abrem a possibilidade de seguir aprofundando um campo de construção teórica.
-Se o critério de legitimidade for empírico ou acumulativo, o caso singular, não tem legitimidade como fonte de informação.
-A legitimidade do produzido é obtida por operações externas do pesquisador, nas quais as idéias do pesquisador intervem apenas no desenvolvimento dos procedimentos e não nos resultados da pesquisa.
-A comunicação : é uma via privilegiada para conhecer as configurações e os processos de sentido subjetivo que caracterizam os sujeitos individuais e que permitem conhecer o modo como as diversas condições objetivas da vida social afetam o homem.
-Epistemologia da resposta : reprodução em termos epistemológicos,