Doenças Cardiovasculares
O que são doenças cardiovasculares?
De um modo geral, são um conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos.
O coração, que tem como função impulsionar o sangue para todo o organismo, é o principal responsável por uma vida longa e saudável quando bem cuidado.
Quais as doenças mais comuns?
Dentro das principais doenças cardíacas encontram-se o Enfarte Agudo do Miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Angina de Peito, Arritmias Cardíacas, Doença Arterial Coronária e a Pressão Arterial Elevada.
A idade e a história familiar encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular. Contudo, existe um outro conjunto de fatores de risco individuais sobre os quais podemos influir e modificar e que estão, sobretudo, ligados ao estilo e ao modo de vida atual, tais como:
Tabagismo
Considerado o fator de risco mais importante na União Europeia, estando relacionado a cerca de 50% das causas de morte evitáveis, metade das quais devido à Aterosclerose.
Os efeitos nocivos do tabaco são cumulativos, quer no que se refere ao consumo diário quer ao tempo de exposição. O risco aumenta quando a exposição se inicia antes dos 15 anos de idade, em particular as mulheres, uma vez que o tabaco reduz a proteção relativa aparentemente conferida pelos estrogénios. As mulheres que recorrem à anticonceção oral (toma da pílula) e que fumam estão sujeitas a um maior risco de acidente cardiovascular: por exemplo, o risco de enfarte do miocárdio aumenta de seis a oito vezes.
A cessação do hábito tabágico é isoladamente a medida preventiva mais importante para as doenças cardiovasculares.
Sedentarismo
A inatividade física é hoje reconhecida como um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Embora não se compare a fatores de risco como o tabagismo ou a hipertensão