doencas cardiovasculares
O trabalho que apresentamos não tem a pretensão de exaurir por completo o tema: doenças cardiovascular, mas sim uma abordagem simples e objetiva, sobre o conceito de doença, taxa de habitantes com esta patologia no Brasil, como a atividade física pode ser praticada entre a população e melhorar a sua qualidade vida, orientar para os fatores de risco: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, obesidade etc. concluímos este trabalho com uma analise de uma pesequisa sobre doenças cardiovascular e o efeito da atividade física.
Introdução e objetivo do trabalho:
As doenças cardiovasculares são as primeiras entre as causas de morte por patologia no mundo. Com uma alta taxa de indivíduos com esta doença entre as diversas camadas da sociedade, podemos considera-las como: “doenças sociais”, ou seja, com gênese e repercussão social.
Essas doenças com suas gravidades e implicações para a sociedade e para o sistema de saúde, geram preocupações em todas as camadas sociais, necessitando de um plano de controle para evitar o surgimento de novos casos e tentar amenizar os já existentes.
Por existir em nosso território cerca de 308 mil casos dessa patologia devemos organizar e buscar a prevenção dos fatores de risco, nesta seara pretendemos agir não somente contra a perda da saúde, mas também os cuidados que ensejam na recuperação dos acometidos por este mal.
Assim o nosso objetivo será: orientar e recomendar que as pessoas que pratiquem algum tipo de atividade fisica (com acompanhamento de profissionais qualificados), mantenham hábitos alimentares saudáveis, que tomem cuidado com os fatores de risco tais como: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo etc.
Definicao de doenca cardiovascular:
Doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como por exemplo: infarto do miorcadio, acidente vascular cerebral (AVC), arritmias cardíacas, isquemias ou aginas.( Sua principal característica é o acumulo das placas de gordura nas artérias ao longo